Palestras



Terça-feira, 16 de novembro
De 19h00 a 21h45 – Palestra (3h/a; Auditório GII – 1º andar do bloco G)

O permitido na História: família casamento e amor no Brasil
Profª Drª Mary Del Priore (
UNIVERSO, Niterói, RJ)
Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, com Especialização (1993) e Pós-Doutorado (1996) na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales.
Atualmente é professora do Programa de Mestrado em História da Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Niterói, RJ, e desenvolve pesquisa intitulada "Cultura, mentalidade e vida social no Rio de Janeiro do século XIX".
Tem pesquisas na área de história colonial, história da cultura, história de gênero.
 



Quarta-feira, 17 de novembro
De 19h00 a 21h45 – Palestra (3h/a; Auditório GII – 1º andar do bloco G)

O interdito na História: a sexualidade entre as ordenações e
as leis eclesiásticas

Prof. Dr. Luiz Mott (
UFBA, Salvador, BA)
Doutor em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (1975). Mestre em Etnologia pela Universidade de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1971). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1968).  Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Federal da Bahia.
Tem experiência na área de Antropologia e História, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras e História das Religiões, atuando principalmente nos seguintes temas: inquisição, homossexualidade, AIDS, homofobia e direitos humanos.
 





Quinta-feira, 18 de novembro
De 19h00 a 21h45 – Palestra (3h/a; Auditório GI – 1º andar do bloco G)

A questão das mulheres: entre as normas e a ilegalidade no
Império Português
Profª Drª Suely de Almeida (UFRPE, Recife, PE)

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco, com bolsa sanduíche ligada à Universidade Clássica de Lisboa em 2003, com a tese O Sexo Devoto: normatização e resistência feminina no Império Português XVI -XVIII, publicada, em 2005, pela Editora Universitária da UFPE. Integra o corpo docente da Graduação e Pós-Graduação do Curso de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. É autora de artigos sobre: a família; mulher e trabalho, mística e clausura em Pernambuco e Portugal setecentista; as irmandades em Pernambuco. Atualmente, dedica-se ao estudo do papel da mulher nas agencias de sobrevivência, do processo de mestiçagem nas instituições coloniais entre Pernambuco, Angola e Portugal no século XVIII.